Vem aí o e-Universidades

Depois do programa e-escola abranger os alunos de todos os anos, chega a vez dos universitários. Ao abrigo da Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba-Portugal, a empresa vai ter portáteis e-Universidades.

Com um investimento de 1 milhão de euros, durante cinco anos, a Toshiba, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Agência Ciência Viva criaram a Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba Portugal.

A Toshiba apresentou também o e-Universidade-Toshiba, dirigido especificamente a alunos e docentes do ensino superior. O computador é semelhante ao que é distribuído no e-Escolas, um Satellite com processador Intel Dual Core T3200 a 2 GHz, 320 GB de disco, 3 GB de RAM, uma placa gráfica ATI Radeon HD 2400, ecrã de 15,4 polegadas e Windows Vista. Estes computadores vão ter suites de produtividade da Autodesk e da Microsoft e serão compatíveis com a rede wireless das universidades.

Os portáteis vão ter, como opção, acesso à banda larga móvel e duas opções de compra: 50 euros de entrada, mais 24 mensalidades de 25 euros ou sem entrada e 36 mensalidades de 20 euros. Em qualquer uma destas opções, acrescem 25 euros para despesas. Ou seja, no mínimo o portátil ficará por 675 euros.

O lançamento destes computadores está para breve, faltando apenas acertar pormenores, nomeadamente com as entidades financiadoras do projecto.

Numa cerimónia onde estiveram presentes, entre outros, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago e o presidente e CEO da Toshiba Corporation, Atsutoshi Nishida, foi apresentado este projecto, que consiste em três pilares.

A institucionalização de uma cátedra de investigação numa Universidade Portuguesa com o nome de CEO da Toshiba, que atraia um investigador de renome para conduzir pesquisas na produção de conteúdos digitais e utilização de tecnologias na educação; apoiar a instalação de laboratórios de investigação com equipamento informático e criar ateliers de Informática orientados para a difusão de conteúdos digitais em Centros Ciência Viva, começando em Coimbra e Estremoz.

Fonte: Exame Informática Online

11 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente uma iniciativa para aqueles que talvez mais precisam de um portátil..!

AR disse...

Fica em 675 euros, quando na mediamarkt se compra por 699 euros um Toshiba A300-1DO que tem:
Core2 Duo T5750 2.0Ghz Cache L2 2MB
- TFT 15.4pol WXGA TB
- 3GB DDR2
- HDD 250GB
- ATI Mobility Radeon HD3470 1.024MB HyperMemory
- Drive SuperMulti Double Layer
- WiFi 802.11a/b/g


Este só por trazer um Core2duo em vez desse “celeron” chamado Intel Dual Core já vá-le a pena.
Parece-me mesmo que a toshiba quer vender o stock de laptops low-end, porque o pessoal ou compra os ultraportáteis por 250 eur, ou um laptop decente de gama media/alta.

O tratamento de video saí muito beneficiado com uma HD3450 em relação á HD2400.

Anónimo disse...

falta o e-infantário

Anónimo disse...

LOL
memo so falta o e-infantário!XD

Anónimo disse...

LOOL será a próxima iniciativa, essa e o e-idoso..!

Anónimo disse...

Mas eu acho que para as universidades deviam ser tambem de acordo com os escaloes, ou seja, dependendo das bolsas!

Anónimo disse...

Finalmente um portátil para quem realmente necessita de um e não para os putos que apenas pensam se o CS ou COD4 dá no PC! Eu por acaso gostaria mais de saber qual o melhor portátil para correr o Photoshop, Visual Studio 2008 e outros, isto sim é informação importante...

Já agora se menores de 18 anos não gostaram do meu coment, olha...façam gelo, pois tal como a mamã e o papã diz, o tempo irá dar-me razão.

Anónimo disse...

No programa e-Escola o pc é 150€, e no e-Universidade é 675€?!

Realmente é uma grande ajuda que vão dar aos universitários...

Podemos comprar um pc portátil em qualquer loja por um valor inferior a esse!

Ou seja, não estão a ajudar em nada!

Damapre*ta disse...

Sócrates, chupa-me a pila!!!

Anónimo disse...

isto aqui é uma cambada de gatunos, uma cambada de ladrões e uma cambada de xupistas.....

Anónimo disse...

pois AR...mas não tens a internet nesse caso. não é muita mas dá para algo..dual core ou core duo a diferença de preços é bem grande entre modelos...

Related Posts with Thumbnails

Quer receber as últimas notícias do e-escola no seu e-mail?

Introduza aqui o seu e-mail para receber as últimas notícias e-escola

Desenvolvido por Google FeedBurner