e-escolinha: portáteis de muito baixo custo!

Depois do sucesso do programa e-escola, lançado em Junho de 2007, que soma já 290 mil inscritos, dos quais 180 mil já receberam computadores portáteis com acesso de banda larga à Internet, operadores e Governo criam programa e-escolinha com portáteis de muito baixo custo.

O Governo e os operadores de telecomunicações apresentam agora o programa e-escolinha, uma iniciativa que terá por base o futuro notebook Magalhães (o primeiro portátil desenhado e produzido na totalidade em Portugal), produzido pelo consórcio YOUTSU, e assentará num modelo de distribuição que oferece computadores a um preço máximo de 50 euros. O modelo de acesso à Internet ainda está a ser definido com os operadores móveis, que também assinaram hoje um protocolo com o Governo neste sentido.

Os notebooks e-escolinha vão estar disponíveis em três escalões de preço: a zero euros para as famílias abrangidas pela acção social escolar, por 20 euros para as famílias abrangidas pelo Escalão B e a 50 euros para as restantes. Não se sabe ainda se será obrigatória a ligação de Internet móvel e quanto tempo será exigido de fidelização, como acontece no programa e-escolas onde os alunos têm de subscrever um plano que pode ir até 36 meses e ter um custo mensal até 17,5 euros.

As primeiras entregas estão já prometidas para o próximo mês de Setembro, altura em que se dará início ao ano lectivo 2008/2009. José Sócrates afirmou que o Governo pretende distribuir 500 mil destes notebooks, um número equivalente ao inicialmente previsto para o e-escolas.

Está igualmente assente que os computadores vão integrar conteúdos educativos validados pelo Ministério da Educação, que os operadores deverão carregar nos portáteis antes de os entregarem às crianças.



O Magalhães assenta na nova plataforma Classmate PC e integra um Intel Celeron M com ligação de rede sem fios 802.11b/g Wi-Fi. O modelo tem um ecrã LCD de 9 polegadas e uma memória de 512 MB. O disco rígido é de 30 GBytes e a bateria é de 6 células. O portátil suporta os sistemas operativos Windows XP e diferentes versões de Linux, entre as quais o Caixa Mágica.

Fonte: Sapo Tek

5 comentários:

Anónimo disse...

olá sou a Bárbara e queria inscrever a minha irma que tem 6 anos no e.escolinha ela nasceu em 6 de abril de 2002 e vai para a primeira classe ela tem escalao A e a minha mae esta disposta a pagar 17,5 € por mes pela internet

Anónimo disse...

Olá Bárbara! Pelo que sabemos as inscrições para o e-escolinha ainda não abriram.
Aproveitamos para informar que a partir de agora devem usar o fórum Ajuda eescola para esclarecerem as vossas dúvidas.

Anónimo disse...

para o escalão A quanto se paga por mes pela internet?

Anónimo disse...

gostaria de saber onde posso enscrever o meu filho no e.escollinha?

Pedro Torres Moreira disse...

eu pedi a 6meses o computador Magalhães e ainda não telefonaram para paga-lo por isso ainda vai demorar se calhar 2meses

Related Posts with Thumbnails

Quer receber as últimas notícias do e-escola no seu e-mail?

Introduza aqui o seu e-mail para receber as últimas notícias e-escola

Desenvolvido por Google FeedBurner