Opinião e Experiência de um leitor do blog

Relativamente ao portátil…

“Hoje fiz a minha Inscrição no site eescola.net para o computador Insys Gameforce 6154SRU visto que é o que me parece ter as melhores características em termos de hardware: 3GB de memória RAM, uma placa gráfica dedicada nVidia GeForce 8400M, um processador igual ao de todos os outros portáteis eescola (Intel Pentium Dual Core T2390 1,86 GHZ), um disco de 250 GB, entre outras. A única desvantagem parece-me mesmo ser o Sistema Operativo, Linux Caixa Mágica 12 que, embora muito funcional, não possibilita correr todos os programas para Windows (apesar da lista de programas compatíveis ser enorme, não chega nem a um décimo dos programas que existem para Windows). Deste modo, não será possível executar alguns dos programas que habitualmente utilizamos e, muito menos, correr os jogos mais recentes. Mas, este problema resolve-se muito facilmente: poderá instalar o Windows numa partição.”

Prazo de entrega do portátil?

“Segundo a TMN são, no máximo, 8 semanas: 2 para a recepção do contrato, 2 para o colocarem no sistema e 4 para recepção do computador.”

Quanto à Internet…

“Em relação à Internet da TMN (única operadora que disponibiliza, de momento, este portátil), a ideia que tenho é que não das melhores. Um familiar meu, que tem o portátil Toshiba L40 da TMN, uma vez teve um pequeno problemas com a Internet e eu liguei para o apoio ao cliente da TMN e paguei cerca de 2 euros por 15 minutos ao telefone com eles. Como já devem ter percebido, a minha escolha é mesmo pela máquina e não pelo operador de Internet.”

“Em casa tenho Kanguru Fixo e tive um problema na primeira factura em que me vieram mais de € 100 para pagar, mas como eu sabia que não tinha excedido o tráfego, reclamei e tive três meses e meio de Internet à borla (até o valor da primeira factura ter sido gasto em Internet nos outros meses). Tive também, no início, problemas em termos de cobertura: eu sabia que na minha zona não apanharia mais do que 1.8 Mbps embora tivesse feito um contrato de 3.6 Mbps… mas isso não era motivo para a Internet persistir em 2G e nunca chegar a 3G (nem se fala no 3.5G) e então reclamei novamente e disseram-me que estavam com um problema técnico devido às más condições atmosféricas verificadas nos dias anteriores. No entanto, resolveram o problema e ligaram a dizer que a situação tinha sido regularizada passado uns duas. Mas, o melhor disto tudo em relação à TMN é que nunca paguei um tostão que fosse pelas chamadas, e houve vezes em que estive quase uma hora ao telefone com o assistente.”

Paulo Neves, jovem estudante de informática, aceitou a nossa proposta para participar no blog, partilhando a sua experiência e opinião sobre os portáteis, os serviços de banda larga móvel e o projecto eescola em si, com os restantes leitores do blog. O nosso muito obrigado.

5 comentários:

Anónimo disse...

ando agora mesmo a pesquisar sore esse assunto....ando no 7º e vou candidatar-me ao programa e-escolas. Julgo que ,realmente, o melhor portatíl é o insys... mas o único "se-não" é o sistema operativo....gostava de saber e traz cd com drives para vista e\ou xp. Obrigado
damcjg@gmail.com

Anónimo disse...

não traz cd com drivers para windows mas penso que estão disponíveis no site do fabricante ;)

Anónimo disse...

É incrivel como o desconhecimento das pessoas é tão garande... Uma das maiores vantagens deste equipamento, é precisamente vir com um sistema operativo livre.
Eu preferiria o Ubuntu Linux, mas de qualquer modo esta maquina com o caixa magica é a melhor opção disponível! O melhor hardware e o melhor software. Parabéns

Anónimo disse...

ac, obrigado pelo seu comentário. Tente compreender que se para alguns é uma vantagem, para outros é uma desvantagem pois estão habituados a trabalhar com windows..
cumprimentos

M.B. disse...

boa noite
estive a ver os requesitos para me increver.. mas aparentemente nao preencho os requeesitos.. pois apesar de frequentar o ensino superior, de ser trabalhadora estudante e de ter mais de 23 anos..... concorri pelo contigente geral e nao põr "maiores de 23", logo nao sou abrangida...
o que me deixa um pouco desiludida ( claro k sou suspeita ao fazer tal comentario ;) ) ....
pois nós, que a unica diferença foi a de termos concorrido pelo contigente geral, tambem usamos, necessitamos e "merecemos" pc´s com estas condiçoes... nao acham????

Related Posts with Thumbnails

Quer receber as últimas notícias do e-escola no seu e-mail?

Introduza aqui o seu e-mail para receber as últimas notícias e-escola

Desenvolvido por Google FeedBurner